O que faz a Educadora Perinatal?

por admin em 1 de abril de 2014 | Sem Comentários

“Dividir conhecimento é igual a somar”

É nesta frase que se baseia o trabalho de uma EDUCADORA PERINATAL!! Entenda mais…

A função principal da Educadora Perinatal é apresentar, esclarecer e portanto auxiliar as adaptações às mudanças físicas e emocionais da gravidez, parto e pós parto. Esta ajuda é prestada à família, não apenas à gestante, então todos podem aproveitar!! Como isso é feito? 

Nas consultas individuais ou em encontros de gestantes e puérperas (grupos de apoio), a Educadora Perinatal:

– Apresenta e discute os desconfortos e preocupações comuns na gravidez, o relacionamento do casal e o papel do pai na gestação e no parto, bem como os novos papéis que serão desempenhados por toda a família.

– Fornece informações sobre os tipos de parto, vantagens e desvantagens de cada um e da medicalização (exames, remédios, intervenções, etc) da gestação e parto. Informa sobre a possibilidade de parto normal após cesariana.

– Apresenta o panorama obstétrico atual do Brasil: sim, somos campeões!! Mas em “cesárea desnecessária” que põe em risco a vida da mãe E do bebê  🙁

– Explica o que é o tão falado “parto humanizado” e porque ele está tão em pauta ultimamente. Explica como acontece o parto na água e suas vantagens.

– Explica e incentiva práticas de parto e pós-parto recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Medicina baseada em Evidências.

– Informa todas as possibilidades de assistência ao parto humanizado, considerando a realidade médica, financeira, emocional e geográfica de cada um. Quando necessário, indica médicos, hospitais, casas de parto, grupos de apoio e outros serviços.

– Ajuda na elaboração de um Plano de Parto: documento que relaciona todas as necessidades, desejos e escolhas de cada cliente, para o momento do trabalho de parto e parto. *Este documento ajuda a família a se preparar física e emocionalmente para estes momentos e ajuda a equipe de parto a atender as preferências da família.

– Explica a fisiologia do trabalho de parto e parto, esclarecendo dúvidas sobre todas as fases, possíveis complicações e como contorná-las, papel do acompanhante de parto, da Doula e de toda equipe de parto.

– Apresenta técnicas e recursos não farmacológicos para lidar com os desconfortos da gravidez, parto e pós parto. Apresenta posições e respirações eficazes e confortáveis para o trabalho de parto e parto, bem como o posicionamento ideal do bebê no final da gestação.

– Orienta medidas simples e práticas que garantem a formação de um bom vínculo mãe-bebê e pai-bebê, auxiliam o aleitamento materno descomplicado e saudável, auxiliam na organização da rotina e relações da nova família (pai, mãe, irmãos, avós, etc).

– Orienta os cuidados com o bebê: higiene, sono, amamentação, conforto, banho de ofurô, carregamento em slings, etc.

– Explica e desmistifica a Tristeza Materna e a Depressão Pós-Parto

>> E esclarece e elucida qualquer dúvida ou anseio relacionados com o nascimento e maternidade/ paternidade, assim como ministra curso de Reciclagem para Vovós que querem entender ou participar mais da vida dos pequenos netos, já atualizadas sobre os cuidados recomendados atualmente (comprovados pela comunidade científica).

Todas estas informações e auxílios podem ser compiladas também em cursos, ministrados para pequenos grupos ou em formato individual, no consultório, à domicílio ou empresas. O objetivo é propagar informação atualizada e de qualidade, propiciando o crescimento de todos 🙂

Categorias: Programa Gestar | Tags:
Sem Comentários

Compartilhe este post:
Você também pode gostar de:
Fatal error: Call to undefined function wp_related_posts() in /home/storage/b/38/5f/site1366682852/public_html/wp-content/themes/luciadesideri/single.php on line 119