Programa Gestar - Grávida com flor na frente da barriga

HypnoBirthing® Brasil

HypnoBirthing® é um método simples e muito eficaz, que foi cuidadosamente desenvolvido ao longo de anos para lembrar às mães a simplicidade do parto, uma vez que, sem medos ou intervenções indevidas, naturalmente, o corpo da mulher e do seu bebê sabem exatamente o que fazer. Por isso, o curso ministrado em 12h30min tem o objetivo de ensinar a gestante a confiar no processo natural do nascimento, relaxar, colaborar e permitir que seu corpo sábio faça o que é necessário e melhor para si e para seu bebê, através da prática de algumas técnicas simples e gostosas de realizar. Saiba mais em HypnoBirthing® Brasil ou em alguns posts do blog.

Voltar

Doulagem no parto

Trata-se de um auxílio relacionado ao momento da chegada do bebê. Neste caso, a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto, explicando os procedimentos comuns e ajudando a mulher a se preparar física e emocionalmente. Durante o parto, a Doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal, ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto e propõe / proporciona medidas naturais de alívio de dor. Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à mulher, à amamentação e aos cuidados com o bebê. Em geral, são necessárias no mínimo 2 consultas antes do parto, onde pode ser formulado o plano de parto. Após o parto, é realizada ao menos 1 consulta, geralmente à domicílio.

Voltar

Doulagem no pós-parto

Trata-se de um auxílio à estruturação da nova família, para que todos possam vivenciar a chegada do bebê de uma forma tranquila e gostosa. Antes do nascimento do bebê, as consultas (em geral no consultório) servem para a elaboração do plano de pós-parto, um planejamento da nova rotina baseado nos costumes de cada família. Após o parto, o enfoque das consultas (em geral, à domicílio) são os cuidados e apoio à mãe para que ela possa cuidar bem do bebê. Inclui massagem pós-parto, técnicas de cuidados com o bebê e como acalmá-lo, dicas de amamentação e etc.

Voltar

Cuidados com o períneo

Trata-se de exercícios, alongamentos e orientações de preparação do períneo para prevenir ou tratar episiotomia, lacerações, incontinência urinária (durante a gestação ou tardiamente), disfunções sexuais, lombalgia e outros problemas comuns às mulheres, principalmente às mães..

Voltar

Elaboração do plano de parto

O plano de parto trata-se de um documento que expressa as intenções e os desejos do casal com relação ao trabalho de parto, parto e primeiros momentos da vida do bebê. É formulado pelo casal que pode receber ajuda na busca de informações e orientações da OMS, além de esclarecimentos sobre seus direitos e sobre os protocolos comuns nas maternidades brasileiras. A elaboração deste documento é uma boa forma de amadurecer e se preparar para o momento do trabalho de parto e parto. É realizada durante consultas pré-parto.

Voltar

Saúde na gestação e pós-parto

Trata-se de atividades como Pilates e outros Exercícios Físicos especializados para gestantes e puérperas, Exercícios para assoalho pélvico, Alongamentos específicos e Massagens (relaxante e drenagem linfática manual), que visam proporcionar saúde e bem-estar durante a gestação, colaborando para o parto normal e recuperação no pós-parto.

Voltar

Curso de cuidados com o bebê

Inclui orientações e práticas sobre itens da mala para levar à maternidade (ou ter no domicílio), amamentação, higiene, tipos de banho, troca de fralda, cuidados com o coto umbilical, nova rotina da família, sono, carregadores de bebês (slings), técnicas de conforto e como acalmar o bebê. A ser realizado de preferência em torno da 30ª semana de gestação. Duração aproximada de 6 horas. Possibilidade de realização em módulos, individual ou em turmas de até 4 casais, à domicílio ou no consultório.

Voltar

Curso de reciclagem de vovós

Inclui orientações sobre o parto hoje no Brasil e no mundo, Orientações da OMS sobre parto e amamentação e cuidados com o bebê (higiene e banho do bebê, troca de fralda, cuidados com o coto umbilical, banho de ofurô, carregamento em diversos tipos de carregadores, técnicas de acalmar o bebê, etc). Duração aproximada de 3 horas. Possibilidade de realização em módulos, individual ou em turmas de até 8 pessoas, à domicílio ou no consultório.

Voltar

Curso de Massagem Shantala

A Shantala é uma massagem para bebês a partir de 1 mês de vida. Esta massagem de origem indiana é ensinada para os pais (ou alguma outra pessoa próxima ao bebê) para auxiliar o bom equilíbrio físico, emocional e energético do bebê. Este equilíbrio propicia um bom desenvolvimento psicomotor, o estreitamento dos laços com quem a aplica, previne cólicas e garante um sono tranquilo. É excelente também para garantir uma boa adaptação da criança à escola ou à chegada de um irmão mais novo. O curso pode ser realizado durante a gestação ou depois do bebê nascer. Duração aproximada de 2 horas. Possibilidade de realização individual ou em turmas de até 3 casais, à domicílio ou no consultório.

Voltar

Epi-no

O Epi-No é um aparelho bem simples e fácil de usar. Está indicado para tonificar e fortalecer, através de exercícios, a musculatura do assoalho pélvico para o parto e no pós-parto; e fortalecer e aumentar a flexibilidade da musculatura vaginal e períneo, através de exercícios e distensão. Assim, seu uso da maneira correta reduz a chance de episiotomia durante o parto (bem como permite uma recuperação mais fácil desta musculatura após o parto) e previne problemas futuros relacionados ao relaxamento desta musculatura, tais como cistocele e incontinência urinária, rompimento do períneo, dentre outras.

Voltar